Carta de princípios para respeito pelos animais no Centro veterinário Municipal

- Todos os animais terão direito durante a sua estadia no Centro veterinário Municipal a jaula individual com comida e bebida adequada e local resguardado para dormir.

- Aquando da adopção do animal deverá o mesmo estar já esterilizado ou, caso tal não seja possível, será assinado um compromisso de honra com o detentor para o esterilizar nos primeiros 6 meses numa clínica da sua preferência ou numa clínica indicada pela Autarquia beneficiando do pagamento de apenas de 1/3 do valor da cirurgia.

- A Autarquia compromete-se a realizar no mínimo 3 feiras de adopção por ano no exterior das instalações do Centro veterinário Municipal assim como envidar todos os esforços para obter novos adoptantes quer mantendo as instalações abertas durante 5 dias por semana quer através de novos projetos que possam surgir (ver caixa).
 
  Posto de Ermesinde – Através da abertura de um Posto de Adoção em Ermesinde pretendemos levar alguns animais para adoção a Ermesinde nas manhãs de terças e quintas-feiras. Poderá ser feita uma prévia escolha on-line dos animais a levar.

- A Autarquia apenas receberá animais particulares entregues para eutanásia se os mesmos se encontrarem comprovadamente doentes por atestado médico veterinário ou sejam animais agressivos.

- A recolha de animais errantes será apenas feita por prévia denúncia na página da internet da Autarquia ou na Autoridade policial e sempre limitado ao número de jaulas livres existentes.

- Não serão aceites animais saudáveis entregues por Munícipes quer sejam ou não encontrados na via pública por forma a gerirmos convenientemente as jaulas que dispomos e respeitando o fim dos abates em canis já aprovado por Lei.

- A Autarquia manterá um piquete 24 horas para a recolha de animais feridos acionado por comunicação à Autoridade Policial e com a presença desta no local.

- Aceitaremos mais voluntários que desejem contribuir para melhorar a qualidade de vida dos animais recolhidos efetuando passeios à trela dos mesmos no exterior e levando-os para sua própria casa durante o fim-de-semana para que aumentem as possibilidades de adopção.


É nosso compromisso ser uma das Autarquias que estará sempre na vanguarda da defesa dos animais e dos seus direitos. E disso temos orgulho.

O Presidente da Câmara,

José Manuel Ribeiro